quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Fórum Sacerdotal congregou padres de Viana para formação




“A vida do presbítero à luz do decreto “Presbyterorum Ordinis" do Concilio Vaticano II" foi a te­mática global que deu início à aposta da Diocese de Via­na para a formação do cle­ro, ao longo deste ano da Fé, que arrancou com o Fórum Sacerdotal, no Centro Pau­lo VI Darque.

Esta primeira acção de formação, ao longo de dois dias, das 9h30 às 17h, foi coordenada pelos padres José Correia Vilar, Jorge Barbosa e Alfredo Sousa, começou com uma apresen­tação do referido decreto para de seguida abrir às di­ferentes áreas da vida do presbítero.

Ainda ao longo do pri­meiro dia, que contou com momentos de diálogo e partilha, que são uma “aposta da or­ganização”. Sobre as te­máticas e problemáticas suscitadas pela “leitura" do documento, e de ora­ção, foram apresentadas mais duas comunica­ções, uma sobre “O presbítero, sacramento de Cristo no meio do mundo. Cristo bom pas­tor em nós” e outra acer­ca do "Ministério dos presbíteros - ao serviço da Igreja para o mundo”.

O segundo, destes dois dias de “formação permanente do clero”, após oração de "Laudes”, abriu com a refle­xão sobre “A vida espiri­tual dos presbíteros". A da oração que é’“expressão privilegiada de comunhão" e “meio para a comunhão".

Citando Bento XVI, os promotores da iniciativa, Vigararia do Clero e Seminá­rio Diocesano, fixaram o objectivo: “é necessário um em­penho eclesial mais convic­to a favor duma nova evangelização para descobrir de novo a alegria de crer e re­encontrar o entusiasmo de comunicar a fé".

A esta acção de forma­ção para o clero, seguem- se, entre Dezembro (2012), no arciprestado de Ponte de Lima, e Outubro (2013) noj arciprestado de Viana do Castelo, dez Assembleias do Clero, uma por arciprestado abertas a todos os sacerdo­tes que tém múnus na Dio­cese. Cada manhã de encontro ter­mina com os sacerdotes à volta da mesa do altar para a partilha da refei­ção divina na Eucaristia presidida pelo Bispo Di­ocesano, D. Anacleto Oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário