quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Bocejar não é só um acto humano mas de qualquer ser vivo. Boceja o gato, o cão e por aí fora…



O bocejar é bom ou mau?

Eu bocejo, tu bocejas, ele boceja, todos bocejamos.

Etimologicamente esta palavra parece segundo alguns autores, vir de preguiça (do latim pigritie ou de piger que quer dizer indolente).

Não terá nada a ver com o sono do latim somnus, do indoeuropeu sweps (dormir), que em latim deu sopo (sono profundo).

Se decompusermos a palavra bocejar até parece vir de boca. De fato, boceja-se com a boca e com educação e como questão de higiene se deve pôr a mão ou algo sobre ela quando se abre até as goelas ou até às orelhas, mas o que é pior é quando não boceja a boca, ao mesmo tempo, às vezes são os músculos todos, os braços, é o corpo todo que boceja como se tudo estivesse engarrafado e se tivesse soltado a rolha da garrafa de champanhe… Quando acontece à garrafa de champanhe a gente até fica com pena de se ver néctar derramar-se em quantidade que vai por fora.


Quando se vê alguém bocejar parece que nos causa alguma repulsa com tanta simpatia que bocejamos também. Diziam os da mitologia que o bocejo é a linguagem das almas e é, por isso, que quando num grupo um boceja, todos bocejam. O outro parece dar resposta ao colega, ao amigo ou familiar… A etimologia desta palavra parece nada ter a ver com dormir, insónia, sonambulismo, sonhos ou pesadelos, como alguns querem insuar.

Os nossos ancestrais chegaram a pensar que o bocejo também seria para mostrar os dentes como um acto de confronto ao outro.

O que me parece é que o bocejo é sempre um acto involuntário e que deve vir de muitas causas diferentes como: uma noite mal dormida na primeira fase de sono, noite de muita turbulência involuntária do organismo, isto é, mau descanso noturno, fruto de alguma fadiga, ambiente, mau metabolismo, algo que está a ficar para trás por falta de vontade de dar um passo em frente e aqui concordo com quem aponta para o tédio ou indolência.

Bocejar não é só um acto humano mas de qualquer ser vivo. Boceja o gato, o cão e por aí fora…

Seja como for parece um mistério, mas não é, pois trata-se de alguma irregularidade ou disfunção orgânica do nosso corpo ou dos músculos ou dos nossos neurónios e nem sequer tem nada a ver com a alma…

É normal andar-se de boca fechada. Ela não é para respirar, mas apenas para falar, comer e saborear. A não ser que seja "papa-moscas", pois para respirar temos o nariz. Abrir a boca para bocejar é como abrir a porta sem necessidade. No entanto, também se abre a porta para arejamento. Quando o nosso organismo não está bem oxigenado pode ser que "essa porta se abra" para entrar mais oxigénio. Quem sofre de rinites normalmente não dorme bem de noite e está mais sujeito ao bocejo, por exemplo. Num abrir e fechar de olhos passou, às vezes, um bocejo.




Bocejar parece conjugar com o verbo intransitivo de aborrecer-se, enfastiar, segundo o dicionário "priberam da língua portuguesa". Quando se boceja, recebe oxigénio e ejecta, expele, expulsa algumas partículas. Não confundir o bocejar com o arrotar ou p.

Tudo é um pouco caricato e daí algum recato, pois estas acções involuntárias muitas vezes podem ser vergonhosas.

Imagine-se bocejar com a boca rasgada até às orelhas, imagine-se que tem comida na boca bracejando com os braços ou com as pernas à caçador; imagine-se fotografado e verá as cenas que se fazem com uma coisa destas.

Evite, amigo, o bocejo exagerado, procure a discrição, mas que às vezes até sabe bem deixar mover tudo e soltar um ai de satisfação é verdade, mas veja-se como o faz e aonde o faz para não se fazer um bobo de festa.

Alguns o têm de fazer por doença de fadiga crónica, mas pense sempre que quando nunca bocejar é porque já morreu e deu o último suspiro .Se conseguir transformar esse suspiro num bocejo para oxigenar o organismo e continuar a viver , boceje à vontade que ninguém leva mal.


Sem comentários:

Enviar um comentário