sábado, 17 de novembro de 2012

Açores é a região mais católica de Portugal


mais católica
 de Portugal

 

Os Açores é a região mais católica do país e onde mais se reza, revela um estudo apresentado, ontem, em Fátima, realizado pela Universidade Católica, patrocinado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Na Região Autônoma dos Açores «temos 91,9% de católicos, num quadro claro da região mais com- pactamente católico do universo da geografia das identidades em Portugal», disse o coordenador do inquérito, Alfredo Teixeira.

 
 
l\lo caso dos Açores e da Madeira, regiões nas quais o inquérito se centrou, «a afirmação católica faz decrescer significativamente a presença de minorias religiosas», enquanto «a Madeira apresenta a menor diversidade religiosa», sublinha. Nas regiões autônomas sobressai entre os católicos um ligeiro predomínio das mulheres sobre os homens, pode ler-se no documento que regista o catolicismo mais jovem nas ilhas do que nc continente. Nos Açores, a proporção mais elevada de católicos situa-se no escalão etário entre os 15 e os 24 anos (21,2%) e, no arquipélago da Madeira, entrt os 25 e os 34 anos (22,5%), enquanto no Portuga continental o maior número de católicos encontra-sf na faixa etária daqueles que têm mais de 65 anos.
0 estudo complementa o inquérito nacional apresen tado em abril realizado a cerca de quatro mil pessoa: com pelo menos 15 anos que revelou que há cada ve menos católicos em Portugal e cada vez mais protes tantes/evangélicos e Testemunhas de Jeová.
                                                                                                               Redação/Lusa in DMinhdo

 

Sem comentários:

Enviar um comentário