sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Os resultados do Censos 2011 - 81% da população confessa-se de católica


ARQUIVO DM



 Os resultados do Censos 2011 foram publicados na passada semana, e revelaram que, quando ques­tionados relativamente à religião, 81% da população residente com 15 ou mais anos se declara católica.

A religião muçulmana recolhe 0,3% das respostas, a judaica 0,03% e ou­tras não cristãs ascendem aos 0,3%, enquanto que a percentagem da população com 15 ou mais anos que não respondeu é de 8,2%.

O padre Manuel Morujão, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, confessou-se surpreso pelos números, referindo que estava à espera «de um número mais baixo». Para este sacerdote je­suíta é também «interessante» o facto de «a segunda maior força religiosa em Portugal» ser constituída por «crentes sem religião», cuja percentagem se situa nos 6,8%.

«O laicismo, secularização e relativismo têm conquistado terreno à vivência da fé em Deus e ao cultivo de valores que mar­cam a fronteira entre o bem e o mal», subli­nhou o porta-voz dos bispos portugueses. Ainda de acordo com este estudo, que pretende traçar o retrato estatístico do nosso país, 0,8% dos inquiridos dizem-se protestantes, 0,6% são ortodoxos e 1,8% declaram uma pertença cristã diferente das anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário