quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Oração solidário de Viana começa a "bater" no Santoinho


Coração solidário de Viana começa a
 
"bater" no Santoinho



 
Cinco instituições de solidariedade social do concelho de Viana do Castelo vão receber nos próximos meses fundos provenientes de eventos culturais e jantares de beneficência no âmbito da iniciativa "Coração Solidário" promovida pela câmara municipal. O edil vianense admite que as instituições estão com "dificuldades".
                                                                                                                                   Márcio Silva


 


A primeira actividade acontece já no dia 17 de Novembro, na Quinta de Santoinho, em Darque, com parte do valor da entrada no arraial a rever­ter,para os Vicentinos do concelho de Viana do »€astelo. Para-os quatro meses seguintes, estão agefidadas iniciativas para apoiar mais quatro instituições e o objectivo é que o projecto solidá­rio tenha continuidade para além de Março e chegue a outras associações.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, refere que "as institui­ções de solidariedade social estão a ter grandes dificuldades em conseguir responder aos pedidos de ajuda das famílias e dos utentes que as procu­ram".

Nesse sentido, a autarquia decidiu lançar o projecto "Coração Solidário" com eventos men­sais para despertar o "espírito solidário dos via- nenses". "Aproveito pai- apelar aos vianenses para que participem afectivamente e efectivamente com a sua presença nos eventos para esgotar os espaços e formar um coração próximo das famí­lias", acrescentou o edil de Viana.

Tendo em conta a proximidade do Natal, as primeiras cinco instituições beneficiadas com este projecto essão "ligadas à família". Assim, depois do arraial no Santoinho, haverá em Dezembro (dia 8) uma noite de fado no Teatro Sá de Miranda para apoiar a instituição Berço de Nossa Senhora das Necessidades. De resto, o Tea­tro Sá de Miranda voltará a receber os dois espec­táculos seguintes (nos dias 5 de Janeiro e 16 de Fevereiro). 0 primeiro será uma actuação de tunas a reverter para o Gabinete de Atendimento à Família e o segundo é dedicado à dança e aju­dará a Cáritas Diocesana. Por fim, a 16 de Março, realiza-se um jantar de beneficência para a dele­gação vianense da Cruz Vermelha Portuguesa em local ainda a definir.

Este projecto tem o apoio das Crdens dos Advogados, Economistas e Enfermeiros, do Rotary de Viana do Castelo, dos Lions, da Quinta de Santoinho, entre muitas outras associações, fadistas e músicos.


O presidente dos Vicentinos de Viana do Caste­lo, José Esteves, que verá a instituição ser apoiada ao âmbito de um arraial minhoto agradeceu a generosidade da Quinta de Santoinho e considera que os fundos que irão resultar desta iniciativa vão ajudar "a responder às inúmeras carências que batem à porta dos Vicentinos" e, tratando-se de uma data próxima do Natal, "vão ajudar a melhorar os próprios cabazes" que a instituição habitualmente entrega. "Todas as semanas somos contactados por novos pobres, alguns com nome e outros que pedem sem nome", acrescentou.

 

0 Berço de Nossa Senhora das Necessidades será outra das instituições apoiadas e a represen­tante Matilde Arantes considera que o projecto Coração Solidário "vai valorizar o Natal" das crianças que acolhe. "É uma época de brinque­dos, de família e não queremos que falte algo na nossa casa, por isso com este apoio vai tornar-se mais fácil", disse.


A coordenadora do Gabinete de Atendimento à Famüia, Isabel Fernandes, afirmou que se trata de uma "iniciativa importante não só pelo apoio que irá permitir às famüias mas também pela comu­nhão que se forma entre as instituições". "Pode ser uma boa alavanca para começar o ano de for­ma positiva. 0 número de pedidos de ajuda tem vindo a aumentar e esta iniciativa também dá a conhecer o trabalho desenvolvido por diversas instituições", notou.


0 representante da Cáritas, José Machado, tam­bém reconheceu "dificuldades" em atender a todos os pedidos de ajuda que lhe vão chegando, revelando que cada vez surgem mais pedidos de pessoas da considerada "classe média". Esta insti­tuição costuma oferecer brinquedos às crianças que acolhe e, nesta quadra, gosta de oferecer 'brinquedos novos", apelando por isso à solida­riedade dos vianenses.


A delegação de Viana do castelo da Cruz Ver­melha Portuguesa é mais uma das que atraves­sam dificuldades e o representante Amândio Sil­va usou da ironia para ilustrar isso mesmo. "A nossa iniciativa é a ultima (16 de Março) e vamos tentar resistir até lá", declarou, acrescentando que a instituição anda "as voltas para pagar o 13° mês" e criticando, por exemplo, as alterações efectuadas pelo Governo no protocolo do trans­porte de doentes.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário