quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Seis adultos da diocese de Braga iniciam caminho para o Baptismo- Catecúmenos


Seis adultos da diocese de Braga iniciam caminho para o Baptismo


                                                                                      Álvaro Magalhães, in Diário do Minho de 21 de Novembro
Um grupo de seis adul­tos inicia hoje, na Arqui­diocese de Braga, o cami­nho para receber, em bre­ve, o sacramento do Batis­mo, anunciou fonte dioce­sana. Trata-se do segundo ano consecutivo que é pre­parado um grupo de pes­soas não batizadas que manifestam vontade em se tomar cristãos.
 


Continua a tratar-se de um acontecimento não muito usual, uma vez que a tradição habituou a que as crianças sejam batizadas ainda em tenra idade.
Desta feita, avançou a mesma fonte em declara­ções ao Diário do Minho, iniciam a caminhada catecumenal seis jovens/adul­tos, «que se preparam já há alguns meses para que na Vigília Pascal do próxi­mo ano recebam os sacra­mentos da Iniciação Cris­tã» (Batismo, Confirmação e Eucaristia).
 
 
 
O primeiro passo neste caminho progressivo de in­clusão na vida da Igreja, realiza-se hoje, às 21h30, na capela da Casa Sacerdotal, em Braga, com a admissão ao Catecumenado.
«São cinco mulheres e um homem de vários pon­tos da diocese que não re­ceberam o Batismo nem os outros sacramentos da Ini­ciação Cristã quando eram crianças», re­velou o padre Antônio Sér­gio Torres.
A celebra­ção da cerimô­nia de admissão ao Cate­cumenado é presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jor­ge Ortiga, que acolherá os candidatos a cristãos que têm idades compre­endidas entre os 19 e os 50 anos.
De acordo com o sa­cerdote, a cidade de Bra­ga apresenta três catecúmenos provenientes das paróquias de Maximinos, S. Victor e S. Lázaro, ainda do arciprestado de Braga, outro candidato é oriundo da paróquia de Merelim. Do arciprestado de Vila Verde, um candidato é pro­veniente da comunidade de Loureira e do arcipres­tado da Póvoa de Lanhoso surge outro candidato da paróquia de Covelas.
 
 
Nos últimos anos tem aumentado em Portugal o número de adultos a pe­dir o Batismo, numa épo­ca de forte secularização, com as opções dos pais que relegam esta decisão para a própria vontade dos filhos, e com a che­gada de imigrantes de paí­ses não cristãos.


    Na Vigília Pascal deste ano (2012) também já foram celebrados na Sé Catedral, foram   alguns adultos.


Sem comentários:

Enviar um comentário