sábado, 17 de novembro de 2012

Família é «ambiente natural» para despertar de novas vocações




O Secretário da Comis­são Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) consi­dera que a família é o me­lhor espaço para educar as novas gerações para a fé e promover o aparecimento de novos candidatos ao sa­cerdócio.
“A família é o ambiente natural de educação e cres­cimento na fé e o testemu­nho é a maior riqueza na passagem desta mensa­gem”, disse à ECCLESIA o cônego Emanuel Matos Sil­va, no âmbito da Semana dos Seminários que a Igre­ja Católica está a celebrar até domingo.
O responsável acredi­ta que a família, estando de certa forma “fragilizada”, não se encontra “impossi­bilitada” de dar testemunho e cativar os jovens.
Neste sentido, o secre­tário da CEVM espera que a semana intitulada ‘Sacer­dote, irmão na fé e servidor da fé dos irmãos’ seja uma experiência de comunhão entre as comunidades e uma forma de “ver experi­ências de oração” por no­vas vocações e também “pela perseverança” dos sacerdotes.
“Este tema é uma feliz coincidência, no Ano da Fé, para valorizar o papel do padre e sublinhar a fé no serviço”, afirmou o sacerdo­te.
A CEVM acolheu esta semana dos seminários sem “grandes estratégias” mas como um “desafio”.
“A vida dos sacerdotes é a melhor maneira de cha­mar jovens ao sacerdócio, a qualidade, a alegria e a fi­delidade dessa vida mos­tram a validade do grandio­so projecto”, conclui o cônego Emanuel Matos Sil­va.
A mensagem e outros materiais preparados pela CEVM para esta iniciativa estão disponíveis, online http://www.ecclesia. pt/ semanaseminarios2012/, para que as comunidades católicas possam preparar esta celebração.                                                                                    In Notícias de Viana
              

Sem comentários:

Enviar um comentário