segunda-feira, 19 de novembro de 2012




Urtigas




Já pensou em comer sopas de urtigas? Esta planta invasora não é tão comunamente usada como o funcho. Mal-amadas colhem-se tenrinhas e sem flor mas com luva, metem-se no frio a 5º e à noite podem ser cozinhadas. Depois de lavadas cortam-se as folhas verdinhas, deitam-se em água e com uma rodela de casca de laranja e alho. Tritura-se e aí tem uma sopa, em vez de chá para combater vários tipos de doença, sobretudo, o desenvolvimento do cancro da próstata.

Em épocas menos abastadas, a sopa de urtigas era consumida pelos camponeses. Agora reapareceu em algumas ementas, até tem o seu lugar na Festival Nacional da Gastronomia em Santarém. Mais fino e requintado, tem o creme de urtigas. Experimente...

Água de urtiga depois de uma fervura pode-a utilizar contra a coceira e para a caspa na cabeça. Não precisa de comprar champô de urtigas.

Sabia que até as picadas das urtigas podem fazer bem a algumas doenças, mas todos fojem delas.



Casca de laranja

Guarde a casca de laranja no frio a 5º e vá juntando até o volume que desejar. Faça uma sopa de casca de laranja, juntando-lhe (erva doce) e canela.

Tem sempre um sabor amargo, mas pode amaciar o amargo acrescentando-lhe açúcar mascavado, ou candarel, mas não precisa. É fácil comer sem isso e faz melhor.



Casca de banana

Talos de couve e até cascas de banana. Há muitos alimentos cujas partes "desperdiçadas" são ricas em nutrientes. Alexandre Fernandes diz que os bifes de casca de banana são uma refeição"bastante equilibrada". As bananas são lavadas, as pontas cortadas e a casca retirada sem partir. Temperam-se com alho, sal e pimenta e passam-se por farinha, ovo batido e pão ralado. Depois de fritas em azeite e óleo, secam-se com papel absorvente.

Do que resta em casa, de comida, nada se deite fora, se estiver em bom estado, tudo pode recilar e alimentar-se. Não precisa de passar fome.

Há muitas leguminosas que podem ser aproveitadas para alimentação.

Os orientais até comem animais que as pessoas do ocidente têm nojo.

Não morrem por causa disso.

Continuarei...

Sem comentários:

Enviar um comentário