sábado, 3 de novembro de 2012

Ursulinas de Há 50 anos: Seminário das Ursulinas de Viana do Castelo


Há 50 anos: Seminário das Ursulinas

 

Em tempo de já ultrapassar sé­culos, depois das Irmãs Ursuiinas, a abrirem caminhos de promoção para a juventude feminina, vieram os Missionários do Espírito Santo res­taurar a sua fundação em 1919. E do decaído Colégio das Ursuiinas, nas­ceu um Seminário acolhendo jovens de todas as idades, na progressiva caminhada para a consagração mis­sionária.
 
 
 

Há 50 anos, acolhia jovens no 5º e 6a ano de escolaridade. Neste dia 20 de Outubro, dos 49 admitidos, se­gundo o Livro de Matrículas, duas de­zenas deles voltam a este Seminário, pois aí lhes nasceram relações de amizade numa agradável e reconfor­tante confiança.

Agora, aqui se acolhe a Comunidade Espiritana, donde os missionários, já no outono dos seus dias de peregrinos, ainda saem a prestar cooperação pastoral nos lo­cais são solicitados. E teve um dia de particular alegria, por acolher estes jovens seminaristas de outrora.

Decorrido o dia, ainda no activo, em diversos ramos da vida social, deixando mais felizes os antigos mestres que visitaram, os «semina­ristas de outrora» regressaram ale­gres às suas residências. Assim, nes­ta cidade de Viana do Castelo, para o acontecimento ser conhecido, uma janela se abrirá no simpático jornal «A Aurora do Lima», que tantas vezes o tem enviado, graciosamente, a este Instituto.

Ao apresentar esta pequena no­tícia, oportuno será manifestar um particular gosto pelo aspecto airoso e desafogado que ultimamente têm apresentado as páginas do jornal, belamente renovado. Parabéns!                                                    (J.V.) in Aurora do Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário